domingo, 20 de abril de 2008

1ª Califórnia


"Califórnia vem do grego 'conjunto de coisas belas'. A palavra chegou na américa do Norte em 1542, quando o português João Rodrigues Cabrillo, a serviço da Espanha, descobriu as terras maravilhosas que cognominou Califórnia. Aquela região foi anexada aos EE.UU. em 1848. O nome, pois, teve influência e origem na Espanha e Portugal. Descoberto o ouro na Califórnia, iniciaram-se as corridas para lá, mas essas corridas não se chamaram Califórnias. Aqui no Rio Grande do Sul inicialmente se chamaram Califórnias as incursões guerreiras que Chico Pedro, chamado "Moringue", fez na Cisplatina, visando proteger famílias de fazendeiros brasileiros lá radicadas, que sofriam pressão do povo uruguaio, com a condescendência daquele país. Tais incursões tiveram lugar em 1850. Depois disso, Califórnia passou a designar 'corrida de cavalos, onde participassem mais de dois animais', em busca de grandes prêmios. Mais tarde o nome Califórnia passou ao olvido e foi substituído pelo de 'penca', como são conhecidas as carreiras de vários animais agora. Com as significações de 'conjunto de coisas belas' ou de 'competição entre vários concorrentes' em busca de grandes prêmios foi que o nome CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA prevaleceu para seus idealizadores."

Com esse texto contido no encarte da primeira edição da Califórnia eu abro os registros deste blog.

A Califórnia é, desde o começo, uma realização do CTG Sinuelo do Pago, de Uruguaiana. A primeira edição ocorreu nos dias 8, 9, 10, 17, 18 e 19 de dezembro de 1971. O disco ficou assim constituído:

LADO A

1. Reflexão - Autores: Colmar Duarte/Júlio Machado da Silva Filho. Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras. 1º Lugar

2. Canção da Madrugada - Autor: Carlos Castillo. Intérprete: Carlos Castillo

3. Mãe Negra - Autores: Colmar Duarte/Júlio Machado da Silva Filho. Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras

4. Retorno - Autor: Telmo de Lima Freitas. Intérprete: Edson Otto

5. Afirmação - Autor: João Batista Machado. Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras

LADO B

1. Prece ao Minuano - Autor: Telmo de Lima Freitas. Intérprete: Edson Otto. 2º Lugar

2. Imagens da Minha Terra - Autor: Jader Moreci Teixeira (Leonardo). Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras. 3º Lugar

3. João Campeiro - Autor: Apparício Silva Rillo/José Lewis Bicca. Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras

4. Tropeando - Autores: Colmar Duarte/Júlio Machado da Silva Filho. Intérprete: Grupo de Arte Nativa Marupiaras

5. Rio Grande Nativo - Autor: Paulinho Pires. Intérprete: Paulinho Pires. Mais simpática

"A Calhandra de Ouro é o principal troféu da Califórnia da Canção Nativa e ficará na posse de quem for seu vencedor três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas." A cada edição, o vencedor do ano anterior, que ficou em posse da Calhandra até o anúncio da nova vencedora, entrega a original e recebe uma cópia.

** Link para escutar a vencedora no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=mR7L9egeNRQ&feature=related

*** Achei um link pra baixar o disco todo: download

Nenhum comentário: